Da série - Rio São Francisco


A REPRESA DE TRÊS MARIAS By Hélio Rezende

represa de Três Marias[i] está localizada na área central de Minas Gerais, e abrange vários municípios importantes, como São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras, Pompéu, Martinho Campos, Abaeté e Três Marias. Com áreas de seus municípios alagados os moradores e vizinhos ao lago começaram a explorar comercialmente a riqueza das aguas da represa, como passeios turísticos, criação de peixes, pousadas, clubes, entre outros. A pesca do tucunaré é a sensação dos pescadores circunvizinhos à represa.


[i] Fonte Governo de Minas e CEMIG


 Foto aérea: Partes da represa - 2013

As fotos acima são de 2013. Para nossa alegria este ano a represa chegou a 100% de sua capacidade, pelo que a CEMIG, gestora do complexo represa e usina de Três Marias, teve de abrir as comportas, o que deixou o rio abaixo da usina maravilhoso, como sempre.

Foto recente da região do Pontal do Abaeté – MG, cerca de 25 km abaixo da barragem

A represa foi formada em razão da usina para a geração de energia elétrica e foi inaugurada em 1962. A barragem construída possui 2,7 km de comprimento e forma um reservatório de cerca de 21 bilhões de metros cúbicos de água, situada a 2.221 km acima da foz do rio. É administrada pela CEMIG e é considerada de grande importância para o sistema de geração de energia.  A represa de Três Marias é como se fosse uma parada do Rio São Francisco, de forma a reunir forças antes de enfrentar o sertão, banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Dessa forma o represamento das águas em Três Marias cumpre diversas finalidade: geração de energia hidrelétrica, controle de enchentes e do nível de água em seu leito, de irrigação e condições de navegabilidade do São Francisco.

Hoje em dia a geração de energia pela usina de três Marias está em segundo plano, e assumiu como dito acima outros papéis no cenário energético nacional, dado ao baixo volume de energia gerado, 396MW em relação a grande área inundada, foram tornando a unidade de Três Marias obsoleta. Porém, sua importância estratégica é fundamental no controle da vazão do rio, cujos benefícios repercutem no complexo de Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó, complexo hidrelétrico fundamental para a região do nordeste brasileiro, que responde por aproximadamente 95% da energia daquela região. Acredita-se que sem Três Marias e Sobradinho, o Complexo de Paulo Afonso com 4 usinas, ficaria sem água no período seco.

Ademais, a represa é o principal cartão postal da cidade de Três Marias, local de pesca e de prática de esportes náuticos. O lago da represa conhecido como "Mar de Minas", apresenta reservatório composto por cerca de 21 bilhões de metros cúbicos de água e 1.040 quilômetros quadrados de superfície.

Hoje em dia, nas proximidades da barragem estão surgindo vários bairros e condomínios, valorizando ainda mais a região.

Vista do interior da represa

Mas, bom mesmo, é o passeio de barco pela represa. Um mundão d’água, com várias entranhas e veredas, torna o passeio ao mesmo tempo maravilhoso e perigoso, isto porque quem não conhece a represa pode-se perder. É recomendável um guia e até o uso de GPS. A pesca do tucunaré no interior da represa é um atrativo mais, além da paisagem deslumbrante.

Mesmo que você não goste de pescar, o passeio pelo interior da represa de Três Marias é imperdível. A propósito Três Marias fica a cerca de 240 km de Belo Horizonte, há várias pousadas próximo à cidade e também depois da ponte sobre o Rio São Francisco.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre flores e livros. Primeira metade dos anos 1970.

O nosso Botafogo