Coisas da vida

"A maior arma contra a tristeza é sorrir. Mas se você for banguela é melhor ficar triste mesmo."

Hoje apareceu este post no meu facebook de 2012. Logo me veio a lembrança de dois personagens da vida real.

O primeiro foi de 1975 quando em outubro daquele ano o Goiano Miron Vieira de Souza cravou os treze pontos na loteria esportiva e faturou 22 milhões de cruzeiros, o equivalente a 50 milhões de reais em valores de hoje.

Naquele mês de outubro de 1975 o Miron virou notícias em todo Brasil, quando apareceu com o seu sorriso largo, porém sem os dentes da frente, qual a Iracema do programa deste sábado 23 de maio. Após receber o prêmio uma das primeiras providências do Miron foi recolocar os dentes perdidos, recuperando a autoestima e o sorriso de antes, que demonstra quanta falta faz um sorriso.

O segundo foi de ontem que apareceu no programa Tô Indo da TV Integração, comandado pelo repórter Mário Freitas. Normalmente não vejo este programa, mas ontem depois de uma cochilada no sofá, acabei por ver esse programa depois que acordei.

Na Serra do Gandarela, cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte, o apresentador entrevistou duas mulheres denominadas “Iracemas”. Foi uma entrevista feita pelo repórter em uma casinha do interior de Minas Gerais com duas mulheres: uma senhora de mais idade, na faixa dos 60 anos, a outra mais jovem, talvez na faixa dos trinta.

A mais jovem me chamou a atenção por estar quieta e recatada, talvez por não possuir os dentes da frente. Encolhida no canto do banco rustico do lado de fora da casa simples, atenta ela ouvia a mais velha conversar, toda fagueira e desembaraçada com o repórter. Vez em quando ela armava um sorriso, mas logo em seguida recuava e fechava a boca, meio sem graça.

Isso me fez pensar sobre o quão é embaraçoso a pessoa ter falta de dentes e não ter recursos para recolocar os dentes perdidos. Parece que a pessoa perde a identidade e por consequência a autoestima.

Assim acontece com muita gente do interior. Uma pena!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nas trilhas da invernada - Saudosismo

Nas trilhas da invernada – Rumo à cachoeirinha